Detalhamento do Processo
Todo mês, as emissoras precisam enviar a programação do mês anterior para o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). O sistema Cadena Musical facilita esse processo, permitindo a exportação da programação no formato EXP.
Siga os passos abaixo para gerar e enviar o relatório:
Navegue até Programação > ECAD.
O sistema já exibirá automaticamente a data do mês anterior. Confirme se está correto.
Clique em Exportar > ECAD - EXP Compactado e salve o arquivo em seu computador.
Envie o Arquivo para o ECAD
Acesse o Portal do ECAD, faça login e envie o arquivo compactado que você salvou.
Você pode visualizar esse processo nas imagens a seguir:
Mensagens Comuns e Soluções
Durante o processo, você pode encontrar algumas mensagens de erro. Abaixo estão algumas das mais comuns e como corrigi-las:
1. Mensagem de Tempo Inválido
Descrição: Ao gerar o relatório, pode aparecer uma mensagem indicando que a música tem um tempo inválido.
Solução: Acesse o cadastro da música e revise o tempo registrado.
2. Erro "3344 - Campo de Referência de Intérpretes Obrigatório"
Descrição: Caso consiga gerar o relatório, mas o ECAD recuse informando o erro mencionado, é possível que haja itens no relatório que não sejam músicas.
Solução:
Se o sistema de automação da rádio for o Cadena, abra a consulta do relatório ECAD no Cadena Musical.
Procure por itens que não sejam músicas, como vinhetas ou comerciais.
Clique duas vezes no item encontrado, vá até a aba Cadena Automação.
Apague o campo código e clique em "OK".
Considerações Finais
Caso encontre outros erros ou dificuldades, entre em contato com a equipe de suporte do Cadena para obter assistência adicional.