Após a instalação do Cadena na máquina do servidor, é configurado o backup do banco de dados do sistema. Nesse backup, é feito uma cópia completa do banco de dados todos os dias, através do agendador do Windows. Como a perca do banco pode ser algo desastroso para a emissora, separamos algumas recomendações que a rádio pode ficar de olho durante esse processo de backup:
Monitore com frequência a realização do backup, para ter certeza que ele está sendo realizado;
Mantenha, se possível, cópias fora da empresa, pois em caso de roubo de equipamentos, incêndio ou outro incidente, seu seguro não cobrirá a perda das informações;
De tempos em tempos, faça testes do backup, restaurando ele em um ambiente de testes, para ter certeza que ele está pronto para ser usado em caso de emergência;
Mantenha um histórico de backup pelo máximo de tempo possível, recomendamos no mínimo 7 dias.
É de extrema importância que a pessoa responsável pelo servidor verifique diariamente se o backup está sendo feito corretamente. Para isso veja a dica abaixo:
Acesse a pasta de instalação do Cadena (pode estar na raiz do disco local C, D ou outra unidade);
Navegue para a pasta "Midia" > "backup";
Nesta pasta estão armazenados todos os backup realizados. Nela deverá contém um arquivo para cada dia.
Caso ocorra algum erro durante o processo de backup, o tamanho do arquivo compactado será de 1KB. Estes erros podem ser:
Espaço insuficiente em disco;
Usuário logado não tem permissão de acesso ao banco de dados.
Indicamos sempre fazer o backup no próprio servidor e diariamente salvar uma cópia em unidades externas, que podem ser Pen Drive, HD externo ou outros computadores.