Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCadena StudioAdministração do sistema
Verificando se o backup do Cadena está sendo Feito Corretamente
Verificando se o backup do Cadena está sendo Feito Corretamente

Saiba como verificar se o backup do Cadena está sendo feito corretamente

Guilherme Cavalcante da Silva avatar
Escrito por Guilherme Cavalcante da Silva
Atualizado há mais de uma semana

Detalhamento do Processo

Saiba como verificar se o backup do sistema Cadena está sendo realizado corretamente. Após a instalação do Cadena no servidor, o backup do banco de dados é configurado.

Esse backup é feito diariamente pelo Agendador de Tarefas do Windows, e uma cópia completa do banco de dados é gerada.

Como a perda dos dados pode ser desastrosa para a emissora, seguem algumas recomendações importantes para monitorar esse processo de backup:

Recomendações:

  • Monitore o backup com frequência para garantir que ele está sendo realizado corretamente;

  • Sempre que possível, mantenha cópias fora da empresa. Em casos de roubo, incêndio ou outros incidentes, o seguro pode não cobrir a perda das informações;

  • Periodicamente, teste a restauração do backup em um ambiente de testes, para garantir que ele está apto a ser usado em caso de emergência;

  • Mantenha um histórico de backup pelo maior tempo possível. Recomendamos um mínimo de 7 dias.

É essencial que a pessoa responsável pelo servidor verifique diariamente se o backup está sendo feito corretamente. Veja abaixo como proceder:

Verificando o Backup:

  1. Acesse a pasta de instalação do Cadena (geralmente na raiz do disco local C, D ou outra unidade);

  2. Navegue até a pasta "Midia" > "backup";

  3. Nessa pasta, estarão armazenados todos os backups realizados. Deve haver um arquivo de backup para cada dia.

Se houver algum erro no processo de backup, o arquivo gerado terá um tamanho de 1 KB. Os erros mais comuns incluem:

  • Espaço insuficiente em disco;

  • O usuário logado não tem permissão de acesso ao banco de dados.


Boas Práticas

Recomendamos que o backup seja feito diretamente no servidor e que, diariamente, uma cópia seja salva em unidades externas, como pen drives, HDs externos ou outros computadores.


Após a instalação do Cadena na máquina do servidor, é configurado o backup do banco de dados do sistema. Nesse backup, é feito uma cópia completa do banco de dados todos os dias, através do agendador do Windows. Como a perca do banco pode ser algo desastroso para a emissora, separamos algumas recomendações que a rádio pode ficar de olho durante esse processo de backup:

  • Monitore com frequência a realização do backup, para ter certeza que ele está sendo realizado;

  • Mantenha, se possível, cópias fora da empresa, pois em caso de roubo de equipamentos, incêndio ou outro incidente, seu seguro não cobrirá a perda das informações;

  • De tempos em tempos, faça testes do backup, restaurando ele em um ambiente de testes, para ter certeza que ele está pronto para ser usado em caso de emergência;

  • Mantenha um histórico de backup pelo máximo de tempo possível, recomendamos no mínimo 7 dias.

É de extrema importância que a pessoa responsável pelo servidor verifique diariamente se o backup está sendo feito corretamente. Para isso veja a dica abaixo:

  1. Acesse a pasta de instalação do Cadena (pode estar na raiz do disco local C, D ou outra unidade);

  2. Navegue para a pasta "Midia" > "backup";

  3. Nesta pasta estão armazenados todos os backup realizados. Nela deverá contém um arquivo para cada dia.

Caso ocorra algum erro durante o processo de backup, o tamanho do arquivo compactado será de 1KB. Estes erros podem ser:

  • Espaço insuficiente em disco;

  • Usuário logado não tem permissão de acesso ao banco de dados.

Indicamos sempre fazer o backup no próprio servidor e diariamente salvar uma cópia em unidades externas, que podem ser Pen Drive, HD externo ou outros computadores.

Respondeu à sua pergunta?