Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCadena StudioAdministração do sistema
Verificando se o backup do Cadena está sendo Feito Corretamente
Verificando se o backup do Cadena está sendo Feito Corretamente

Saiba como verificar se o backup do Cadena está sendo feito corretamente

Atualizado há mais de um mês

Detalhamento do Processo

Saiba como verificar se o backup do sistema Cadena está sendo realizado corretamente. Após a instalação do Cadena no servidor, o backup do banco de dados é configurado.

Esse backup é feito diariamente pelo Agendador de Tarefas do Windows, e uma cópia completa do banco de dados é gerada.

Como a perda dos dados pode ser desastrosa para a emissora, seguem algumas recomendações importantes para monitorar esse processo de backup:

Recomendações:

  • Monitore o backup com frequência para garantir que ele está sendo realizado corretamente;

  • Sempre que possível, mantenha cópias fora da empresa. Em casos de roubo, incêndio ou outros incidentes, o seguro pode não cobrir a perda das informações;

  • Periodicamente, teste a restauração do backup em um ambiente de testes, para garantir que ele está apto a ser usado em caso de emergência;

  • Mantenha um histórico de backup pelo maior tempo possível. Recomendamos um mínimo de 7 dias.

É essencial que a pessoa responsável pelo servidor verifique diariamente se o backup está sendo feito corretamente. Veja abaixo como proceder:

Verificando o Backup:

  1. Acesse a pasta de instalação do Cadena (geralmente na raiz do disco local C, D ou outra unidade);

  2. Navegue até a pasta "Midia" > "backup";

  3. Nessa pasta, estarão armazenados todos os backups realizados. Deve haver um arquivo de backup para cada dia.

Se houver algum erro no processo de backup, o arquivo gerado terá um tamanho de 1 KB. Os erros mais comuns incluem:

  • Espaço insuficiente em disco;

  • O usuário logado não tem permissão de acesso ao banco de dados.


Boas Práticas

Recomendamos que o backup seja feito diretamente no servidor e que, diariamente, uma cópia seja salva em unidades externas, como pen drives, HDs externos ou outros computadores.


Após a instalação do Cadena na máquina do servidor, é configurado o backup do banco de dados do sistema. Nesse backup, é feito uma cópia completa do banco de dados todos os dias, através do agendador do Windows. Como a perca do banco pode ser algo desastroso para a emissora, separamos algumas recomendações que a rádio pode ficar de olho durante esse processo de backup:

  • Monitore com frequência a realização do backup, para ter certeza que ele está sendo realizado;

  • Mantenha, se possível, cópias fora da empresa, pois em caso de roubo de equipamentos, incêndio ou outro incidente, seu seguro não cobrirá a perda das informações;

  • De tempos em tempos, faça testes do backup, restaurando ele em um ambiente de testes, para ter certeza que ele está pronto para ser usado em caso de emergência;

  • Mantenha um histórico de backup pelo máximo de tempo possível, recomendamos no mínimo 7 dias.

É de extrema importância que a pessoa responsável pelo servidor verifique diariamente se o backup está sendo feito corretamente. Para isso veja a dica abaixo:

  1. Acesse a pasta de instalação do Cadena (pode estar na raiz do disco local C, D ou outra unidade);

  2. Navegue para a pasta "Midia" > "backup";

  3. Nesta pasta estão armazenados todos os backup realizados. Nela deverá contém um arquivo para cada dia.

Caso ocorra algum erro durante o processo de backup, o tamanho do arquivo compactado será de 1KB. Estes erros podem ser:

  • Espaço insuficiente em disco;

  • Usuário logado não tem permissão de acesso ao banco de dados.

Indicamos sempre fazer o backup no próprio servidor e diariamente salvar uma cópia em unidades externas, que podem ser Pen Drive, HD externo ou outros computadores.

Respondeu à sua pergunta?