Sempre que realizamos uma pesquisa ou geramos um relatório, o resultado é exibido em uma grid (grade) no sistema. Podemos comparar a uma planilha, onde existem linhas e colunas sendo cada coluna um campo diferente.
O Cadena permite que a grid seja editada conforme a necessidade do usuário. Veja abaixo as opções de personalização:
Adicionar ou remover campos
No resultado das pesquisas o usuário pode escolher quais campos deseja que fiquem disponíveis para visualização, ou apareça na impressão de um relatório. Para isso:
Realize uma pesquisa, por exemplo Lançamentos;
Clique no [ * ], localizado no canto superior esquerdo da grid;
Serão exibidos todos os campos disponíveis para serem incluídos ou removidos da grid.
Alterar a posição das colunas
Para posicionar as colunas de uma forma que fique de acordo com sua necessidade, clique sobre ela e arraste para a posição que desejar.
Ordenar o resultado da pesquisa para crescente ou decrescente
Basta clicar sobre o título da coluna que deseja ordenar.
Clicando a primeira vez, será ordenado em ordem crescente e clicando novamente mudará para ordem decrescente.
A grid permite que mais de uma coluna seja ordenada. Ordene a primeira coluna, segure a tecla shift pressionada e clique para ordenar a próxima.
Criar filtros personalizados
A grid permite que sejam filtrados dados do resultado das pesquisas, para isso:
Após realizar a pesquisa, posicione o mouse no canto direito da coluna que deseja filtrar informações;
Clique sobre uma pequena chave que será exibida;
Serão listadas de forma agrupada as informações contidas nessa coluna;
Selecione as opções que deseja para realizar o filtro.
É possível personalizar o filtro da pesquisa, da seguinte forma:
Após realizar a pesquisa, posicione o mouse no canto direito da coluna que deseja filtrar informações;
Clique sobre uma pequena chave que será exibida;
Clique em "Personalizada", será exibida a tela "Filtro Personalizado";
Seleciona a Descrição e a informação que deseja filtrar;
Utilize o E ou OU para filtrar mais de uma informação.
Lembrando que sempre que não quiser mais utilizar o filtro, basta clicar no X, localizado no lado esquerdo do rodapé.
Salvar e carregar filtros
Supondo que todo mês você precise fazer uma pesquisa de lançamentos e aplicar o mesmo filtro ao resultado. Para não precisar montar o filtro toda vez que precisar emitir esse relatório, você poderá salvá-lo.
Realize a pesquisa que deseja;
Aplique um filtro qualquer para exibir o botão Personalizar no rodapé e clique sobre ele;
Clique em "Salvar Como..." e pesquise o local onde deseja salvar;
Para carregar um filtro salvo, clique em "Abrir" e navegue até a pasta onde ele foi salvo.