Detalhamento do Processo
Saiba como customizar os resultados das pesquisas e relatórios no sistema Cadena. Sempre que você realiza uma pesquisa ou gera um relatório, o resultado é exibido em uma grid (grade), semelhante a uma planilha com linhas e colunas, onde cada coluna representa um campo diferente.
O Cadena permite que essa grade seja editada conforme a necessidade do usuário. Veja abaixo as opções de personalização:
Adicionar ou Remover Campos
No resultado das pesquisas, o usuário pode escolher quais campos deseja visualizar ou incluir na impressão de um relatório. Para isso:
Realize uma pesquisa, como "Lançamentos".
Clique no ícone [ * ], localizado no canto superior esquerdo da grade.
Serão exibidos todos os campos disponíveis para serem incluídos ou removidos da grade.
Alterar a Posição das Colunas
Para reorganizar as colunas conforme sua necessidade:
Clique sobre a coluna desejada e arraste-a para a nova posição.
Ordenar o Resultado da Pesquisa (Crescente ou Decrescente)
Para ordenar os resultados:
Clique no título da coluna que deseja ordenar.
Clicando uma vez, a coluna será ordenada em ordem crescente; clicando novamente, será ordenada em ordem decrescente.
Para ordenar mais de uma coluna, segure a tecla Shift e clique nas colunas adicionais.
Criar filtros personalizados
A grid permite que sejam filtrados dados do resultado das pesquisas, para isso:
Após realizar a pesquisa, posicione o mouse no canto direito da coluna que deseja filtrar informações;
Clique sobre uma pequena chave que será exibida;
Serão listadas de forma agrupada as informações contidas nessa coluna;
Selecione as opções que deseja para realizar o filtro.
É possível personalizar o filtro da pesquisa, da seguinte forma:
Após realizar a pesquisa, posicione o mouse no canto direito da coluna que deseja filtrar informações;
Clique sobre uma pequena chave que será exibida;
Clique em "Personalizada", será exibida a tela "Filtro Personalizado";
Seleciona a Descrição e a informação que deseja filtrar;
Utilize o E ou OU para filtrar mais de uma informação.
Lembrando que sempre que não quiser mais utilizar o filtro, basta clicar no X, localizado no lado esquerdo do rodapé.
Salvar e Carregar Filtros
Se você frequentemente aplica o mesmo filtro a uma pesquisa, como a de "Lançamentos", pode salvar o filtro para não ter que recriá-lo todas as vezes. Para isso:
Realize a pesquisa desejada.
Aplique um filtro e o botão Personalizar aparecerá no rodapé.
Clique em Salvar Como... e escolha o local onde o filtro será salvo.
Para carregar um filtro salvo, clique em Abrir e navegue até a pasta onde ele foi salvo.