Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCadena StudioCadena Financeiro
Enviar arquivo remessa para o banco
Enviar arquivo remessa para o banco

Envie arquivos remessa para registro dos boletos da emissora

Atualizado há mais de 2 meses

O arquivo remessa é utilizado para registrar os boletos no banco. Para enviá-lo, siga os passos abaixo:

  1. Na tela "Lançamentos", configure o filtro de pesquisa selecionando:

    Conta bancária
    Tipo: Boleto
    Situação: Gerar Remessa
    Data de Emissão: Boletos que deseja enviar, basta pesquisar.

  2. Caso queira enviar apenas alguns boletos do resultado da pesquisa, use o filtro do cabeçalho da tabela.

  3. Clique em "Gerar Remessa" e salve o arquivo em uma pasta no seu computador.

  4. Acesse o "Internet Banking", ou software bancário, e envie o arquivo gerado pelo Cadena.

Obs.: Alguns bancos exigem que o campo "Documento" esteja preenchido no boleto para aceitar a remessa. Nesse caso é preciso gerar uma nota fiscal, ou até um recibo, para o lançamento antes de gerar a remessa.

Recomendações:

  1. Emissão diária de arquivos de remessa: Recomendo que a emissão do arquivo de remessa seja realizada sempre ao final do expediente. Isso garante que todas as transações do dia sejam devidamente processadas, minimizando riscos de erros.

  2. Organização de arquivos: É fundamental separar os arquivos de retorno e remessa em pastas específicas. Essa prática facilita o acesso e controle dos documentos, tornando o processo mais eficiente e organizado.

  3. Bloqueio de emissão sem registro: Sugerimos a ativação da opção que bloqueia a emissão de boletos sem registro. Isso evita que um boleto seja enviado ao cliente sem antes ser registrado no banco, por meio do arquivo de remessa.

  4. Liquidação via arquivo de retorno: O processo de liquidação é realizado utilizando o arquivo de retorno, que pode ser processado quantas vezes for necessário para garantir a conciliação das transações.

Respondeu à sua pergunta?