A emissão de cheques tem como objetivo liquidar um ou mais lançamentos de contas a pagar. Dessa forma, todos os lançamentos ficarão associados a ele.
Para realizar o pagamento de um ou mais lançamentos utilizando o cheque, siga os passos abaixo:
Clique em "Lançamentos";
No campo "Movimento", selecione "Contas a Pagar";
Em "Data" selecione "Vencimento";
Informe a "Data Inicio" e a "Data Fim" e clique em "Pesquisar";
Selecione os lançamentos que deseja pagar com o mesmo cheque (clique e arraste);
Clique com o botão direito do mouse e vá em "Emitir Cheque".
Note que na tela de preenchimento do cheque alguns campos já estarão preenchidos. Será preciso apenas informar no campo "número" da folha de cheque, quem assina e a cidade.
Após a emissão, o sistema realizará a liquidação dos lançamentos, informando no campo liquidação a data da emissão do cheque.
Quando for compensado, é importante que o campo "Compensado Em" seja preenchido, assim todos os lançamentos vinculados a ele terão o campo "Movimentação" atualizado com a data que o valor foi debitado da conta.
Na tela de "Lançamentos", ao fazer a pesquisa pelo número de um cheque, o sistema mostrará quais lançamentos foram pagos com ele.
O cheque pode ser impresso em impressora matricial, Schalter, Chronos e Bematech. Já a cópia do cheque deverá ser feita em jato de tinta.