Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCadena Automação
Comando: Sincronismo Exato e Sincronismo Aproximado
Comando: Sincronismo Exato e Sincronismo Aproximado

Veja como incluir sincronismos na programação

Guilherme Cavalcante da Silva avatar
Escrito por Guilherme Cavalcante da Silva
Atualizado há mais de uma semana

O sincronismo é utilizado para evitar que a programação da rádio fique atrasada, cortando os itens (músicas, vinhetas, comerciais...) que excedem o horário correto da programação. Temos dois tipos de sincronismos:

Sincronismo Aproximado

Pode ser utilizado em rádios que querem automatizar a programação, sem precisar de locutor. Nesse sincronismo, o item que estiver sendo reproduzido tocará até o final. Caso os itens programados ultrapassem o horário que o sincronismo foi programado, eles serão excluídos da programação e o próximo item a ser tocado será o seguinte ao sincronismo.

Sincronismo Exato

Pode ser usado em situações que um programa tem horário exato para ir ao ar, como a Voz do Brasil. A diferença do exato para aproximado é que o exato não aguarda o áudio ser tocado até o fim. Quando este comando é adicionado, o áudio que estiver tocando é cortado exatamente neste horário para entrar o próximo item.

Adicionando sincronismo programação

O sincronismo pode ser adicionado na aba programação do Automação ou diretamente no playlist, podendo ser reposicionado conforme sua necessidade.

Para adicionar o comando, siga os passos abaixo:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a posição que deseja;

  2. Selecione o tipo do sincronismo que deseja adicionar;

  3. Para reposicionar, basta clicar sobre o item, segurar e arrastar para a posição desejada.

Obs.: Note que após adicionar o sincronismo, acima dele todos os itens que estiverem excedendo o horário determinado, serão exibidos com a previsão em branco na aba programação, sinalizando para o usuário que esses itens não serão executados.

Respondeu à sua pergunta?